domingo, 17 de julho de 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE


Esta Biblioteca funcionou, durante muitos anos, no prédio que atualmente abriga o Theatro 13 de Maio. A criação da Biblioteca data de 1938 e em 1956, pela Lei Municipal nº 511 de 24 de setembro, sancionada pelo Prefeito Vidal Castilho Dânia, recebeu o nome de seu idealizador e primeiro diretor, Henrique Bastide.

O prédio atual, ou seja, este das fotos, situa-se na Avenida Presidente Vargas junto à Praça da Locomotiva, para onde foi transferida em 1992. É um prédio muito bonito que preserva um acervo de mais de 45 mil obras, dentre elas alguns livros bastante raros como um exemplar de A Divina Comédia, de Dante, publicado em 1516.

Tive uma agradável surpresa, recentemente, ao verificar que na parte de trás do prédio foi criado um magnífico painel, em preto e banco, reproduzindo um trecho da Avenida Rio Branco em meados da década de 1950. Imagino que tenha sido inspirado em foto P&B da época. É um trabalho belíssimo, feito pela equipe do Studio Kobra, de São Paulo, entregue à população na semana de maio deste ano quando se comemorou mais um aniversário de fundação da Cidade.

Estas fotos que agora publico foram tiradas na noite do dia 4 e na manhã do dia 5 deste mês, estas por volta das 9h 40min da manhã.

O painel é iluminado à noite, proporcionando um cenário de indiscutível beleza, e se tornou um ponto turístico que merece ser visitado. Quem ainda não conhece, vai gostar de ver, tenho certeza.


Fonte: http://ensaios-fotos.blogspot.com/2010/07/santa-maria-rs-biblioteca.html


6 comentários:

  1. Bom dia, Andrea!

    Obrigado pela tua atenção. Fica à vontade para utilizar no teu blog todas as fotos (e/ou textos que quiseres. Em meu blog há diversas outras de Santa Maria (Universidade, monumentos e outras) que sempre faço quando apareço por aí.

    Gostei do teu blog. É muito bem feito e acho que pessoas como nós conseguem, de algum modo, ser embaixadoras de nossas Cidades, mostrando ao mundo o que elas têm de bonito.

    Parabéns. Para ti e para nós, não achas?

    Carinho do

    Evandro

    ResponderExcluir
  2. Olá Evandro!

    Concordo plenamente!
    Obrigada! Faço o blog com muito carinho!
    Vou pesquisar os demais materiais sobre Santa Maria para disponibilizar no meu blog também para os santamarienses de nascimento e coração também aproveitar.

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Andrea, Santa Maria parece estar sendo descoberta pelos seus filhos, naturais ou adotivos, tens uma parcela de responsabilidade nesta descoberta! O painel feito pela equipe do Kobra é simplesmente fantástico!!Vou seguir o blog do Evandro tenho certeza que é tão interessante quanto o teu!
    Abraços a ambos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia!

    Fiquei muito feliz com o teu comentário!
    Adoro minha cidade e quero o melhor para ela!
    Espero que com o blog contribuia de alguma maneira!

    O blog do Evandro é ótimo e as fotos deles são lindíssimas!

    Nesse caso o mural tem todo o seu parabéns pois foi uma iniciativa maravilhosa e belíssima!

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Andrea.

    Coloquei o link de teu blog no meu e também vou segui-lo. Gostei muito dele, muito, mesmo.

    Sobre as postagens das fotos de Santa Maria, que tenho feito, podem ser todas reunidas clicando na "tag" "Santa Maria", no "SUMÁRIO", módulo à esquerda de meu blog.

    Podes dispor de tudo o que julgares interessante. Nenhuma objeção. Ao contrário, isto só me deixará feliz.

    Minha saudação fraterna e abraços a ti e aos teus.

    Evandro

    ResponderExcluir
  6. Oi Evandro!

    Encontrei os links e vou colocar aqui no blog com certeza as tuas fotos e postagens sobre Santa Maria. Que fotos lindassssssss!

    Está de parabéns pelo teu trabalho!

    Vou colocar o teu link no blog pois você é um santamariense de coração!!!

    Obrigada por disponibilizar o teu material para o blog.

    Um grande abraço!

    Andrea

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!